Conheça Botucatu

Virá para nosso Encontro Regional?

Aproveite e conheça também a cidade de Botucatu.

Botucatu

O nome da cidade vem de Ibytu-katu, que em tupi significa "bons ares". Em 1720 era a designação dada às terras atribuídas em sesmarias no interior paulista. Os mistérios e lendas que ainda envolvem Botucatu datam do período pré-cabralino, quando teria sido ponto de passagem no caminho para o Peabirú, trilha lendária que ligava o litoral atlântico à terras peruanas. O povoamento, de fato, teve inicio entre o Ribeirão Lavapés e a Praça Coronel Moura, onde se concentrava parte da tribo dos índios caiuás.

Canelas paz

As terras de Botucatu já foram fazendas de jesuítas, condes, e povos de diversas nações, rota de tropeiros e do desenvolvimento do oeste paulista.

Terra das Cuestas, mirantes, cachoeiras, matas preservadas, que vem a séculos sendo caminho de desenvolvimento, passagem, estadia e morada de diversos povos e culturas.

Indiana botucatu Sem título

É conhecida como cidade dos bons ares, pelo excelente clima que aqui se respira, vindo da Cuesta. 

Clique nas fotos para aumentá-las.

Cuesta

De origem mexicana, a palavra "Cuesta", é traduzida para o português como "degrau". Foi introduzida pelo francês Emmanuel de Martonne, professor da universidade de São Paulo, a partir dos estudos realizados na Espanha, e na década de 30 do século XX, pela Estrada de Ferro Sorocabana, a qual adotou a denominação "Cuesta de Botucatu", para a forma de relevo encontrada na região.

Cuesta é uma formação de relevo escarpado em um dos lados com um suave declive em outro, constituindo "degrau", que se elevam sobre o solo até mil metros de altura, formando grandes paredões, cujo topo não é pontiagudo como as serras, mas sim uma vasta área plana.

  Sem título` 3 Pedras

A região do Pólo Cuesta possui também um dos maiores reservatórios de água doce e potável do planeta, cuja recarga é feita nessa região. Este reservatório é o maior do mundo em extensão continua, conhecido como Aqüífero Guarani, ocupando uma área total de 1,2 milhões de km, estendendo-se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina; 2/3 dessa área está no Brasil, abrangendo os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

Fazenda Lageado

Nosso encontro acontecerá nas dependências da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, que tem sede na Fazenda Lageado, mais que centenária unidade fundiária, que hoje abriga moderna infraestrutura e recursos tecnológicos de pesquisa e ensino, ao lado de imponente área histórica.

Com uma evolução histórica singular, cuja conformação atual data de 1885, a Fazenda Lageado foi uma das maiores propriedades particulares produtoras de café para exportação do estado de São Paulo, utilizando-se de tecnologia hidráulica como força motriz para o beneficiamento dos grãos. Em 1934, a fazenda passa ao controle do governo federal para saldo de dívidas resultantes da crise da Bolsa de Nova York (1929), tornando-se uma Estação Experimenta Federal. Neste período recebe inúmeros investimentos em maquinários e tecnologia de ponta para o desenvolvimento de pesquisas agrícolas, inicialmente sobre o próprio café e posteriormente expandidas para outros grãos. Apenas no ano de 1972, através de decreto federal, o governo do Estado de São Paulo recebe a cessão para uso da fazenda como unidade de Ensino Superior, para implantação dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, que juntamente com as Faculdades de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu e os outros Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado uniram-se em 1976 para a formação da UNESP.

Veja no sítio da Unesp algumas sugestões de visitas à Fazenda Lageado: Veja aqui os roteiros

Fazenda Lageado, Botucatu, SP Fazenda Lageado - Botucatu Fazenda Lageado - Botucatu`

 

Fontes:

Polo Cuesta - Botucatu

Prefeitura de Botucatu - Turismo

G1- Patrimônio da Fazenda Lageado em Botucatu, SP, agora é protegido por lei

FCA-Unesp

(Fontes das fotos, em seus links)